terça-feira, 19 de novembro de 2013

Casa com identidade

Sempre adorei decoração - de comprar revistas, ir a mostras, pesquisar na internet ideias e projetos que um dia serviriam pra decorar meu apê. Posso ficar horas olhando ambientes, procurando peças que me agradaram, desenhando móveis e sonhando com o dia que minha casa estará linda, completa, perfeita. Mas ela nunca estará, claro - talvez linda, mas jamais completa ou perfeita. Porque o lar é um organismo vivo, que respira, que muda de forma, de conceito, de cores, de lembranças, tudo ao gosto de quem o habita. 
Talvez por isso sempre tenha admirado capas de revistas ou ambientes montados em mostras, mas me perguntando: quem consegue morar aí? É tudo tão limpo, tão frio, tão monótono! E olha que já vi, na "vida real", casas de capa de revista: impecáveis e impessoais. Parece que a pessoa contratou um arquiteto e disse: _ Reforme isso aí!, e pronto. Não deu palpites, não pesquisou pra saber o que lhe agrada; apenas recebeu a casa linda, pra exibir pros amigos, sem ter seu toque, sua identidade. 
E desde sempre eu quis uma casa, um lar, com a minha identidade. Um arquiteto ou designer é excelente pra auxiliar, dar uma direção - e cortar suas asinhas quando necessário - mas quem define a decoração do ambiente é o morador. Quem vai viver no lugar é quem decide se prefere pedra ou madeira, cores fortes ou suaves, enfim - o estilo deve refletir o gosto de quem mora ali, não do arquiteto. A não ser que você viva temporariamente em um apartamento mobiliado, a escolha de cada detalhe tem que seguir seu gosto (e seu orçamento, claro).
Agora que tenho condições, vou mudar o que foi escolhido pela ex-proprietária do apartamento, que tinha um gosto, digamos, duvidoso.  Mas como diz o ditado, gosto não se discute. Minha mãe, por exemplo, gosta de móveis velhos de mogno envernizados e não quer se desfazer deles de jeito nenhum!rs Ela acha minha decoração muito colorida, muito "engraçadinha", como ela define, já que eu adoro móveis, objetos e utensílios divertidos e inusitados. Uma das minhas últimas aquisições foi uma cadeira-rede, comprada em Maceió. Um balanço no meio da sala, um sonho! E assim, aos pouquinhos, vou adquirindo peças que deixam minha casinha mais aconchegante... E vocês? Qual é o seu estilo?

Meu mais novo xodó

 

Cores nas almofadas e nos objetos da estante


Nenhum comentário:

Postar um comentário