terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dúvida: pintura ou adesivos de azulejos?

Bom, já apresentei marromeno minha casa, já falei um pouco sobre o que eu gosto e não gosto, então tá na hora de pedir ajuda aos universitários pra geminiana aqui se decidir, porque tá difícil... Já disse que a grana só vai dar pra reformar a sala e os banheiros, né? O resto só vou pintar mesmo. Mas tem uma coisa que eu ainda estou em dúvida: pinto ou não a cozinha? Ela é toda revestida de um azulejo bege meio manchado (que não me agrada muito) e tem uma faixa de azulejos decorados com uvinhas (que não me agrada nada).
Azulejos bege com as danadas das uvinhas!!


Primeiro pensei em cobrir esses azulejos que não gosto com adesivos, assim como a parte inferior da bancada, que também é forrada com azulejos. Mas fiz os cálculos e vi que não vai ficar tão em conta quanto eu pensava.Então fui procurar outra solução e vi que os azulejos também podem ser pintados, com uma tinta especial (epoxi), e o resultado fica bem bacana. Só que não conheço ninguém que tenha pintado, então estou com um pouco de receio do trabalho ficar estranho, sei lá. Até porque a cozinha tá cheia de armários, teriam que tirar tudo pra pintar (ou não, não sei como funciona). Abaixo, alguns exemplos que eu tirei da internet:

Esse era bem parecido com o meu atual





Pois bem, li que o galão de tinta não é tão caro e dá pra pintar uma área razoável. Falta ver quanto o pintor vai cobrar de mão-de-obra. Os adesivos são legais pra cobrir uma área pequena (atrás da pia, por exemplo) e não tá fácil conseguir um adesivo que combine com esse bege esquisito. Alguém já pintou azulejos ou utilizou esses adesivos na decoração? Help me!!

7 comentários:

  1. Eu compraria a tinta e pintaria eu mesmo, sem chamar pintor (com a economia compraria alguns adesivos para destacar uma parte em especial). Detesto chamar gente que entende menos do que eu para fazer um serviço.
    Pintar azulejos limpos deve ser fácil. O adesivo é mais prático, mas fica mais caro. tem firmas que personalizam.
    Como disse antes, não entendo nada disso, mas sei apreciar coisas (e pessoas) bonitas.

    ResponderExcluir
  2. Hector, eu passei longe da fila das habilidades manuais. E como a pintura do ap já está incluída no orçamento do mestre de obras, pensei em acrescentar a cozinha. Mas tenho medo que a pintura não fique boa :(

    ResponderExcluir
  3. No prédio onde minha mãe mora os azulejos do banheiro do salão de festas do prédio foram pintados e o resultado ficou muito bom (usaram branco).

    Mas antes de partir pro DIY, sugiro pesquisar o solvente da tinta para azulejos: se não for com água é um inferno de trabalhar e neste caso recomendo fortemente contratar um pintor que tenha experiência em pintar azulejos.

    Adoro mexer com tinta, já pintei paredes tantas vezes que nem sei contabilizar, mas uma vez fui pintar madeira e a tinta era usava aqueles outros solventes e olha, serião, nunca mais. Agora só mexo com tinta se for a base de água, outro solvente nem pensar: é horrível de limpar o material de pintura, demora uma era pra secar (precisei de dois dias entre cada demão) e se tentar pintar a próxima demão sem secar direito fica tudo marcado.

    Então é isso: eu pintaria e só usaria adesivos em alguma parte que eu quisesse destacar ou usar para quebrar o padrão (como na bancada). Mas aí usaria aqueles adesivos que cobrem todo azulejo, senão o bege do azulejo original vai acabar ficando deslocado em comparação com a cor das paredes.No prédio onde minha mãe mora os azulejos do banheiro do salão de festas do prédio foram pintados e o resultado ficou muito bom (usaram branco).

    Mas antes de partir pro DIY, sugiro pesquisar o solvente da tinta para azulejos: se não for com água é um inferno de trabalhar e neste caso recomendo fortemente contratar um pintor que tenha experiência em pintar azulejos.

    Adoro mexer com tinta, já pintei paredes tantas vezes que nem sei contabilizar, mas uma vez fui pintar madeira e a tinta era usava aqueles outros solventes e olha, serião, nunca mais. Agora só mexo com tinta se for a base de água, outro solvente nem pensar: é horrível de limpar o material de pintura, demora uma era pra secar (precisei de dois dias entre cada demão) e se tentar pintar a próxima demão sem secar direito fica tudo marcado.

    Então é isso: eu pintaria e só usaria adesivos em alguma parte que eu quisesse destacar ou usar para quebrar o padrão (como na bancada). Mas aí usaria aqueles adesivos que cobrem todo azulejo, senão o bege do azulejo original vai acabar ficando deslocado em comparação com a cor das paredes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lis, já conversei com o mestre-de-obras e decidi pintar mesmo! Valeu!

      Excluir
  4. Eu pintaria, Jô. Essas tintas específicas são excelentes. É só tomar cuidado na escolha da cor. E se está incluso no valor da mão de obra, pq não? Já vi o resultado desse tipo de trabalho e ficar ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stelita, decidi pintar, sai mais barato e, como os azulejos estão em bom estado, acho que vai ficar legal. Vou pintar de branco mesmo. Qualquer coisa destaco algumas áreas com adesivos depois.

      Excluir
    2. Esses azulejos antigos são bons. Podem até estar fora de moda, mas são bons. Acho que o resultado será excelente. E na próxima reforma vc pode se concentrar só na cozinha. Aí rola uma troca geral. Ou não.. vai que essas pequenas mudanças já deixam ela com sua cara e vc até desiste de quebradeira futuras. Né?

      Excluir